Conheça as 3 festas mais populares de Portugal

festas

Conheça as 3 festas mais populares de Portugal

Conheça as 3 festas mais populares de Portugal

Toda as tradições históricas, religiosas e acadêmicas de Portugal, refletem também no calendário de eventos populares do país, sabia? As festividades revelam séculos de herança histórica, costumes e crenças tradicionais. Ao mesmo tempo, estas mesmas celebrações, funcionam como atrativos turísticos para todos que gostam de festas de rua. Pratos típicos, danças alegóricas, músicas populares e muito mais.

Se você gosta deste tipo de passeio ou tem Portugal como destino para as próximas férias, é melhor se programar para aproveitar alguma destas festividades. Preparamos uma relação com as 3 festas populares mais bonitas e notáveis do país. Prepare-se!

Planeje o seu passeio e participe das festas mais populares de Portugal.

1- Festas de Santo António em Lisboa

A festa celebra a honra de Santo António, que nasceu em Lisboa no final do século XII. Atrai milhares de pessoas, entre portugueses vindos de todo o país e estrangeiros. As marchas populares também fazem parte do evento, que são um completo cortejo no dia 12 de junho na charmosa Avenida da Liberdade.

Sem dúvidas esta é a maior e mais popular festa da capital lusitana. Uma festa animada, tradicional, com muita música, vinho, danças e sardinhas. Se estiver em Lisboa entre os dias 12 e 13 de Junho, não perca a chance de participar!

2- Festas de S. João no Porto

Considerada a maior festa popular do norte de Portugal, as celebrações em honra a S.João ocorrem principalmente na cidade do Porto, uma das mais importantes do país. Tem vários séculos de tradição. Originalmente, uma festa pagã e que celebrava o início das colheitas e do solstício. Um período específico do verão com fartura, abundância e fertilidade. Tempos depois, a Igreja cristianizou a festa passa a celebrar o nascimento de São João Batista e concentra a missa de procissão no dia 24 de Junho.

A festa com a brincadeira do alhos-porro (nosso alho-poró) ou martelinhos de brinquedo, para bater na cabeça das pessoas que passeiam pelas ruas. Outra tradição é saltar a fogueira em número ímpar e sempre a partir de três saltos. Assim estará protegido durante todo o ano! E ainda, os lindos balões que iluminam o céu e deixam a festa ainda mais bonita.

3- Queima das Fitas em Coimbra

Apesar de não ser exclusiva da cidade de Coimbra, é por lá que acontece a festa mais tradicional do país. Uma celebração à vida acadêmica que combina perfeitamente com a atmosfera universitária da cidade. É comemorado o fim do ano letivo pelos estudantes com muita missa, concertos, carros alegóricos, música, saraus, shows, vinho e pratos típicos portugueses.

Aproximadamente 100 carros alegóricos partem da Universidade de Coimbra com os estudantes formados e que estão se despedindo da cidade. De onde vem o nome da festa? Explicamos. É neste momento que os estudantes queimam as fitas que até então estavam ficam presas em seus cadernos e livros acadêmicos. Eles simbolizam a proximidade com o fim do ano letivo. As festas acontecem na primeira quinzena de maio e atrai milhares de pessoas.

Para que nenhuma festa popular de Portugal fique de fora do seu tour pelo país, já sabe: conte com a Brasileiros Tours!

No Comments

Post A Comment

Entre em Contato e Solicite Sua Cotação