Toledo, na Espanha. Dicas – Parte I

Categorias

Ultimos Posts

Solicite um orçamento

Dicas e informações para conhecer Toledo, na Espanha. Parte I

Toledo é uma cidade repleta de histórias incríveis e com monumentos que marcaram a história da Europa. Conhecida pelos monumentos medievais árabes, judeus e cristãos Toledo está localizada a aproximadamente 70 Km de Madri, e é estratégica quando o assunto é roteiro turístico entre Portugal e Espanha. A cidade fortificada atrai turistas de todo o mundo o ano inteiro, seja por conta da sua arquitetura medieval, pela importância histórica ou charme das vielas e ruas estreitas. Por isso, separamos este artigo em duas partes. São tantas informações e lugares imperdíveis que o melhor mesmo é detalhar bastante para você se preparar para conhecer uma das cidades fortificadas mais interessantes da Espanha.

Leia nosso post até o final e se prepare para conhecer a charmosa cidade de Toledo, na Espanha.

Um pouco da história
Toledo foi capital dos muçulmanos nos séculos VIII a XI e dos visigodos, no século V ao século VIII. Só daí já dá para imaginar a quantidade de história que a cidade consegue transmitir através das suas fachadas, não é mesmo? A narrativa de Toledo passa por histórias de reis, nobres e religiosos, romanos, árabes, judeus e cristãos.

A cidade foi fundada no século III AC, pela tribo dos Carpetanos, um dos povos Celtas que viveram na região. Os Romanos chegaram um século depois, (século II AC) e transformaram completamente a Península Ibérica, mas em Toledo, pouco se preservou. No entanto, há um destaque para a Ponte de Alcântara, que embora bastante modificada, é desta época e vale a visita.

Quando o Império Romano enfraqueceu, 500 anos depois, os “bárbaros” ocuparam estas terras. Para retomar o poder, os Romanos, viram-se obrigados a unir-se aos Visigodos, um outro povo bárbaro. Os Visigodos expulsaram os bárbaros e retomaram o controle praticamente de toda a área que hoje é o que conhecemos como Espanha e Portugal, por 300 anos (séculos V, VI e VII).

Além dos Visigodos (século VI), Toledo foi ocupada por Mouros e Muçulmanos até a retomada pelos Cristão. A riqueza cultural de cada povo que passou por Toledo, deixou marcas na cidade, que hoje, apresenta um patrimônio histórico rico e cheio de histórias.

Ao entrar na cidade …

A cidade é muralhada e a Puerta de Bisagra é uma das principais entradas, é bem fácil reconhecê-la: com duas torres circulares ligadas à porta de origem medieval, ela foi readaptada por Alonso de Covarrubias no século XVI.

Catedral, Igreja e Sinagoga…

Catedral de Toledo: Construída de 1226 a 1493 em pedras de Olihuelas (típica da região), a Catedral de Toledo, é catedral gótica considerada a obra magna deste estilo no país. Com 750 vitrais, a catedral conta com três portas: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno.

Igreja de São Tomé: localizada no centro histórico da cidade a igreja foi fundada após a reconquista da cidade pelo rei Afonso VII de Castela. A sua fama deve-se sobretudo por ter no seu interior o quadro O Enterro do Conde de Orgaz de El Greco, que pode ser contemplado pelos visitantes, na parte posterior da igreja.

Sinagoga de Santa María la Blanca: Construída no século XII, este monumento é mudéjar, ou seja, tem influência do estilo artístico que se desenvolveu entre os séculos XII e XVI, com elementos e materiais de estilo ibero muçulmano. Uma parte de sua história se passa em 1550, quando o cardeal Siliceo converteu-a numa beataria para prostitutas arrependidas. Já no século XVIII foi ocupada como quartel para as tropas da guarnição de Toledo. A meados do século XIX, o edifício foi declarado monumento nacional. Não é demais?

Não perca o nosso próximo artigo com mais dicas e informações sobre Toledo! E para que nenhum lugar importante fique de fora do seu passeio por Portugal e Espanha, é só entrar em contato com a Brasileiros Tours, combinado?

Outros posts