O que visitar em Coimbra?

Categorias

Ultimos Posts

Solicite um orçamento

O que visitar em Coimbra?

Localizada na região central de Portugal, Coimbra foi e continua sendo uma das mais importantes cidades do país. Ela tem um perfil historicamente universitário, oriundo da tradicional Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo. Não é por menos que ela também é conhecida como a “Cidade do Conhecimento”, sabia? Um lugar que conta com cantinhos surpreendentes, ricos em história, lendas e contos.

O seu passeio por Portugal inclui a cidade de Coimbra? Então, este post é para você. Afinal, é preciso estar por dentro de todas as informações antecipadamente e garantir que será possível absorver ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer.
Separamos 3 lugares de destaque para o seu passeio em Coimbra.
Um pouco sobre a história da cidade
Suas ruas charmosas e estreitas, seus pátios e arcos medievais foram cenário de muitos fatos históricos.

Coimbra já foi berço de seis reis portugueses da Primeira Dinastia, que durou de 1096 a 1383. O conde D. Henrique e a rainha D. Teresa instalaram-se em Coimbra e fizeram da cidade a sua residência, o que permitiu uma maior segurança através das muralhas, que podem ser vistas até hoje. Foi lá que morreu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e que fez dela a capital do país, substituindo Guimarães em 1129, trocada por Lisboa em 1255.

1 – Quinta das Lágrimas

A história por trás deste lugar é romântica e comovente, praticamente um “Romeu e Julieta” lusitano. Tudo começou no século XIV, quando Pedro, filho do rei de Portugal D. Afonso IV, conheceu Inês de Castro, uma aia que foi ao país para acompanhar a princesa espanhola D. Constança Manuel, futura esposa de Pedro.

Pedro se apaixona por Inês e a partir daí se inicia um grande drama político. O rei se viu obrigado a mandar Inês para um exílio no Castelo de Albuquerque para separar o casal e dar andamento no casamento de Pedro com a princesa espanhola.

Quando a princesa espanhola D. Constança faleceu, Pedro foi em busca do seu amor. Pedro e Inês tiveram quatro filhos, no entanto, eles causaram uma desagradável situação na corte e na política do país, e por isso, o rei manda executar Inês para resolver esta situação delicada. Diz a lenda, que a água corrente da Fontes das Lágrimas teria sido as lágrimas de Inês durante a sua execução.

Após um período, quando Pedro assumiu o reinado, ele foi investigar quem foram os executores de Inês. Capturou estes homens, mandou desenterrar Inês e a vestir com trajes reais para que toda a corte beijasse a mão daquela mulher morta, que todos haviam desprezado.

2 – Universidade de Coimbra e a Biblioteca

O rei D. Dinis, sem dúvida foi o principal nome relacionado à história da Universidade. Considerada uma das mais antigas do mundo, ela começou por conta de um documento que deu origem ao Estudo Geral, um dos primeiros cursos realizados por lá. A Universidade começou a funcionar em Lisboa e foi definitivamente transferida para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III. Hoje, conta com diversos cursos e atrai estudantes de vários países, por ser uma referência em qualidade e respeito. Já a Biblioteca é considerada uma das mais bonitas da Europa e expõe o tradicional barroco português.

3 – Portugal dos Pequenitos

Que tal levar as crianças para um passeio bem diferente em Coimbra? O Portugal dos Pequenitos é o passeio perfeito e também inusitado. Um espaço totalmente projetado para a criançada, que além de ser histórico e lúdico é pedagógico também. Por lá, os pequenos se aproximam de uma cultura antiga. A exposição da arte e arquitetura é feita de uma forma única através de réplicas em miniatura dos principais monumentos de Portugal. Incrível, não é mesmo? Conta também com o Museu do Traje, com 300 peças em miniatura, que representam a evolução dos vestuários e adereços portugueses. De uniformes simples aos vestidos mais sofisticados feitos em materiais nobres. Impossível não se encantar por este raro museu!

Não deixe de contar com a Brasileiros Tours para preparar o seu passeio e incluir Coimbra na sua viagem por Portugal.

Outros posts