Queijadas de Sintra

Categorias

Ultimos Posts

Solicite um orçamento

Origem

As referências às “queijadas de Sintra” datam da época medieval, no séc.XIII (reinado de Sancho em 1227).
Julga-se que a receita das queijadas de Sintra terá sido inventada no Convento da Penha Longa (Linhó), pela mão de frei João da Anunciação, o ecónomo desta cozinha durante 60 anos.

Sintra era um excelente lugar para a produção de queijadas, já que havia pastagens abundantes para a criação de gado, sendo o excesso de leite usado na fabricação de queijo fresco que depois era usado para o fabrico das queijadas, com muito mais tempo de duração.
A proximidade da cidade de Lisboa contribuiu para o sucesso destas deliciosas pequenas tartes.

As pequenas mas deliciosas tartes são feitas a partir de queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e canela, envolvidas numa massa crocante.
Por detrás do sucesso destes doces regionais, assegurando a produção artesanal estão marcas com anos de experiência tais como, Piriquita, Gregório, Sapa e Casa do Preto.
[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Queijadas de Sintra”]

Ingredientes Confecção:
    Recheio
  • 2 col de (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 12 queijos frescos pequenos
  • 500 g de açúcar
  • 24 gemas
  • Massa
  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 75 g de manteiga
  • Sal e água q.b.
12 Doses/Pessoas | 60 minutos
    Massa
  • Amasse a farinha com a manteiga, junte o ovo, uma pitada de sal e um pouco de água, vá amassando até obter massa segura e moldável; bata muito bem, faça uma bola e deixe a repousar 30 minutos.
  • Com o rolo estenda a massa de modo que fique com 2 milímetros de espessura e forre as formas de queijadas, e acerte os bordos.
  • Coloque as formas num tabuleiro e encha com o creme e leve a cozer em forno quente durante +- 30 minutos.
  • Creme
  • Batem-se muito bem os queijos frescos desfeitos, com as gemas e o açúcar, acrescentando a farinha para dar consistência.
  • Encha as formas já forradas com este creme.
  • Bom proveito!

Outros posts

Artes

Tour em Lisboa

Vamos conhecer um pouco mais de Lisboa ? Hoje a Brasileiros Tous te traz um pouco da história e dos principais pontos turísticos da capital de Portugal!   História: Lisboa foi fundada pelos fenícios sob o nome de Alis Ubbo (“porto seguro”) e pouco tempo depois

Leia mais
tour em portugal
Blog

Tour Sintra, Azenhas do Mar, Cascais e Estoril

4 Cidades próximas à Lisboa para você incluir no seu tour em Portugal! Dias ensolarados, prédios coloridos, calçadas de pedra preta e branca e todo mundo falando português. Tem como o brasileiro não se sentir em casa quando visita Lisboa? Sem falar que os lisboetas

Leia mais