Trás-os-montes em Portugal

Trás-os-montes

Trás-os-montes em Portugal

Trás-os-montes: 5 lugares para visitar nesta região de Portugal

Apesar dos seus poucos mais de 900km de extensão, Portugal esconde verdadeiras joias em todo o seu território. Das regiões nevadas às belas praias, das montanhas aos lagos, das cidades modernas às aldeias que mantêm o seu aspecto medieval. É toda essa diversidade de cenários que faz deste país um lugar tão especial no mundo. E, se tem uma região pouco conhecida pelos turistas e até mesmo pelos portugueses é Trás-os-Montes.

Trás-os-Montes é uma província portuguesa que atualmente corresponde aos distritos de Vila Real e Bragança. Podemos dizer que os distritos são o mesmo que os estados do Brasil. Esta região fica na fronteira norte com a Espanha e é uma das que mais sofre com o despovoamento e imigração. Todos este movimento de partida da sua população fez com que muitas aldeias e cidades mantivessem intactas e muitas tradições preservadas.

5 lugares imperdíveis em Trás-os-Montes

1. Chaves

Fazendo limite ao Norte com a espanha, Chaves vale uma parada no seu roteiro. A cidade é milenar e durante o Império Romano recebeu o nome de Aquae Flaviae. Banhada pelo belíssimo Rio Tâmega, Chaves também é muito conhecida pelas suas termas e águas que podem chegar até aos 74ºC, muito conhecida pelos seus efeitos medicinais.

Ao parar na cidade, o primeiro ponto a ser visitada é a Ponte de Trajano, uma ponte romana construída no século II d.C. O Castelo de Chaves, o Palácio de Vidago são outros pontos imperdíveis. Além disso, não deixe de provar o famoso Pastel de Chaves, encontrados nos mais diferentes recheios, desde os salgados aos doces.

2. Bragança

Se está pensando em visitar Trás-os-Montes não pode deixar Bragança fora da lista. A cidade tem um patrimônio histórico singular e merece ser conhecida a pé, em especial a área de dentro da muralha, chamada de cidadela. O Castelo de Bragança começou a ser construído em 1409 a mando do Rei D. João I e a Torre de Menagem de 34 metros impressiona pela sua imponência. Caso tenha uns dias de sobra, vale a pena visitar algumas das aldeias à volta de Bragança como, por exemplo, Gimonde e Montesinho.

3. Pinhão

Se você costuma pesquisa sobre turismo em Portugal, é bem provável que já tenha visto uma foto com a paisagem de Pinhão, que fica no coração do Douro e é patrimônio da UNESCO. Pinhão é um lugar recente, foi criada no século XIX, mas a sua história com o Vinho do Porto fez dela um lugar requisitado em Portugal. A Estação Ferroviária, chegada da cidade para muitos, é também um ponto turístico devido os seus azulejos que mostram todo o processo de produção do vinho mais famoso de Portugal. São 24 painéis de tirar o fôlego. Aproveite o dia para conhecer uma das quintas, a Estrada Nacional 22 e os miradouros com uma vista espetacular para o Rio Douro.

4. Arribas do Douro

Ainda no Alto do Douro, há um outro lugar que vai fazer com que queira esquecer da vida e ficar por lá. Com desfiladeiros que chegam aos 200 metros de altura, Arriba do Douro é um verdadeiro paraíso natural com escarpas e uma fauna impressionante. Durante o percurso vai ficar impactado com as represas construídas pelo homem nesta região.

5. Ponte de Misarela

O último ponto imperdível em Trás-os-Montes não é uma cidade ou uma aldeia. Mas, sim uma ponte. Isso mesmo, acredite se quiser mas vale a pena esticar a sua viagem para conhecer a Ponte de Misarela ou também chamada de Ponte do Diabo. Localizada no Concelho de Vieira do Minho, ela foi construída na Idade Média e tem um vão de 13 metros de altura.

Impressionante como uma região tão escondida, tem tanta coisa para ser vista, não é mesmo? Entre em contato com a Brasileiros Tours e organize a sua viagem!

Veja também nossos Passeios em Lisboa

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Entre em Contato e Solicite Sua Cotação
Passeio de balão na CapadóciaCapadociaCappadociaGuia em português Concierge na TurquiaTurquia Turismoviagem para a turquia viajar a Turquiaviajar para a turquiaTurquia para brasileiros blog brasileiros na turquia