Museus dedicados aos escritores e artistas portugueses

museus

Museus dedicados aos escritores e artistas portugueses

Conheça os museus dedicados aos escritores e artistas portugueses

Uma ótima maneira de conhecer a cultura de um país que se visita é através dos museus. Eles contam história através de quadros, mobília, documentos e muito mais. Por isso, fazer uma pesquisa sobre os principais museus da cidade, do acervo e do horário de funcionamento, faz parte da montagem do roteiro turístico, não é mesmo?

Para facilitar esta tarefa e otimizar seu tempo de passeio em Portugal, vamos apresentar os museus em Portugal que se dedicam a contar a história dos principais escritores e artistas do país. Tome nota de tudo e não deixe de visitar nenhum destes lugares para se aproximar da cultura portuguesa e entender porque este país é considerado tão rico em sua história.

Faça uma imersão na cultura portuguesa através de museus dedicados aos seus principais artistas.

Casa Fernando Pessoa

Esta casa, localizada no bairro Campo de Ourique em Lisboa, foi habitada pelo poeta nos seus últimos 15 anos de vida. Por lá, é possível visitar a sala multimídia, a biblioteca especializada em poesia mundial e a reconstituição do seu quarto. Classificada como Tesouro Nacional de Portugal, a Casa Fernando pessoa preserva todo o legado do poeta e conta a história para os seus visitantes, através dos livros que pertenceram ao escritor.

Onde: Rua Coelho da Rocha, 16. Campo de Ourique, Lisboa.

Fundação José Saramago

Uma fundação que respeita a obra e a vida de José Saramago e preserva toda a complexidade de sua carreira. Um espaço revitalizado que já funcionou inclusive como armazém de bacalhau, sabia? Hoje, a fundação é um edifício emblemático com exposições, recitais e cursos, ou seja, um espaço totalmente a serviço da cultura. Além das exposições, como “A semente e o fruto” ou “Palavras para uma cidade”, você ainda vai ter contato com os textos fragmentados de obras do próprio José Saramago, espalhados pelos ambientes, inclusive entre os degraus das escadas.

Onde: Rua dos Bacalhoeiros, 10, Lisboa.

Casa das Histórias Paula Rego

Paula Rego foi uma grande pintora portuguesa da década de 60. Por conta da ditadura salazarista dos anos 50, ela estudou em Londres, na Slade School of Fine Art, até 1956. Ao longo da década de 60, viveu em Ericeira e participou de várias exposições coletivas, mas, foi em 1990 que a convite da National Gallery em Londres que Paula Rego ocupa um ateliê no museu e pinta várias obras. Entre elas, uma chama mais a atenção e faz com que a artista ganhe destaque internacional, com a obra conhecida como “Tempo – Passado e presente”. Em 2006, a convite da Câmara Municipal de Cascais – cidade onde viveu grande parte da sua infância – a artista aceita o convite para expor permanentemente suas obras no que é hoje a Casa das Histórias Paula Rego.

Onde: Avenida da República, 300, Cascais.

Fundação Amália Rodrigues

Também conhecida como a Rainha do Fado, a cantora é uma paixão nacional. Tornou-se conhecida mundialmente por conta do simbolismo e importância que é o fado tem para a cultura do país. Além disso, ela introduziu em suas músicas, versos de poemas de grandes autores portugueses, como a lírica de Camões. Amália, foi uma grande embaixadora da cultura portuguesa pelo mundo! Por isso, não deixe de visitar a fundação para conhecer melhor o mundo do fado e da maior fadista de Portugal, através de uma visita na Casa Museu, com o nosso destaque para a reconstituição do seu quarto.
Onde: Rua de São Bento n.º 193, em Lisboa.

Conte com a Brasileiros Tours para preparar o seu roteiro por Portugal e nenhum museu ficará de fora!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Entre em Contato e Solicite Sua Cotação
Passeio de balão na CapadóciaCapadociaCappadociaGuia em português Concierge na TurquiaTurquia Turismoviagem para a turquia viajar a Turquiaviajar para a turquiaTurquia para brasileiros blog brasileiros na turquia