Lojas tradicionais e cheias de história em Lisboa – Parte 2

lojas tradicionais de Lisboa

Lojas tradicionais e cheias de história em Lisboa – Parte 2

Conheça 5 lojas tradicionais e cheias de história em Lisboa – Parte 2

Como apresentamos no post anterior, a capital portuguesa conta com 126 estabelecimentos comerciais catalogados na Câmara Municipal da cidade e que contam história e ajudam a preservar o patrimônio lisboeta. No artigo de hoje, apresentaremos mais 5 lojas que você não pode deixar de fora da sua visita por Lisboa. Vamos lá?

Conheça 5 lojas tradicionais de Lisboa que contam um pouco sobre a história da cidade.

A Carioca

Se você é amante de café, esta loja não pode ficar de fora do seu roteiro. Na A Carioca é possível encontrar cafés de vários lugares do mundo, por lotes especiais de safra e colheita. Além disso, por lá, você pode conferir chás empacotados e avulsos, máquinas de balão e de prensa, cafeteiras italianas, bules, xícaras, canecas e todos os melhores acessórios para se degustar esta bebida tão tradicional. A loja foi fundada em 1936 por Isidoro Teixeira e permaneceu com uma administração familiar até 1993. Hoje quem está na frente dos negócios é a torrefacção Negrita Cafés que mantém o estilo Art Déco, os moinhos antigos e os painéis pintados sobre madeira da mesma forma como estavam na inauguração da loja.

Aníbal Gravador

Fundada em 1929 esta pequena loja é praticamente um museu também! Por lá se encontram carimbos antigos, fotos em preto branco, gravação de cartões de visita ou estampagem em chapa. Alheio a toda a modernidade e técnicas novas de estampagem, a loja mantém a tradição com procedimentos feitos no mesmo ano em que foi fundada. Se visitar a Aníbal Gravador, não deixe de ver a coleção de catálogos com exemplares espetaculares.

Barbearia Campos

A Barbearia Campos conta com a fachada de barbearia mais antiga do país. Incrível, não é mesmo? Fundada em 1886 o salão atende estrangeiros, lisboetas e personalidades do país. A prova disto é o mural de fotografias na parede que mostra as celebridades portuguesas que passaram por lá como Eça de Queiroz e Almada Negreiros. O espaço mantém o estilo bem próximo da decoração original como o chão original de mosaico e os lavatórios em mármore de Carrara.

Caza das Vellas Loreto

Esta loja é uma das mais antigas de Lisboa. Imagine que a sua fundação foi feita quando a cidade ainda era rural, com vendedores de rua, carruagens e atividades agrícolas. Estamos falando de 1789 e neste contexto, não havia energia elétrica, certo? Daí o sucesso da Caza das Vellas Loreto desde então, uma vez que a vela tinha um protagonismo por trazer iluminação e também por ser portátil. A loja mantém até hoje o mesmo negócio, produzindo e vendendo velas desde esta época e também administrado pela mesma família. Está localizada no Bairro Alto e você não pode deixar de visitar!

Luvaria Ulisses

Tudo bem que as luvas não fazem o mesmo sucesso como faziam na década de 20, quando a loja inaugurou. Mas, é incrível como até hoje a loja permaneceu ativa com diversas opções: luva de pelica, com laço no punho, com botão, bordado e em sete tamanhos distintos e personalizáveis. O procedimento da loja mantém tradição e o mesmo padrão: o cliente pousa o cotovelo em uma almofada no balcão, o vendedor abre a luva dedo por dedo com uma pinça de madeira e amacia cada peça com pó de talco. Demais, não é mesmo?

Para que nenhuma loja tradicional e cheia de história fique de fora do seu passeio por Lisboa, basta contatar a Brasileiros Tours, combinado? E se quiser conhecer mais 5 lojas com histórias, não deixe de ler o nosso post aqui.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Entre em Contato e Solicite Sua Cotação
Passeio de balão na CapadóciaCapadociaCappadociaGuia em português Concierge na TurquiaTurquia Turismoviagem para a turquia viajar a Turquiaviajar para a turquiaTurquia para brasileiros blog brasileiros na turquia