3 hábitos em Portugal que você não conhece

Categorias

Ultimos Posts

Solicite um orçamento

3 hábitos em Portugal que você não conhece

 
A língua é a mesma do Brasil,na teoria, já que existem várias expressões e palavras que são bem diferentes quando se faz uma comparação entre nosso país e Portugal. Sem falar que os portugueses são mais formais e literais e, isto pode fazer uma enorme diferença, que você vai notar logo quando chegar. Portugal é um país com muita tradição e que se esforça para manter os costumes de geração em geração.

Além da língua e das expressões, existem alguns costumes portugueses que podem ser considerados uma novidade para os brasileiros. Então, se você tem viagem marcada para conhecer as terras lusitanas, fique por dentro das expressões, aprenda algumas palavras e não deixe de conhecer os costumes antes mesmo de chegar no país. Vamos lá?

Prepare-se para a sua viagem por Portugal e conheça alguns costumes antes de chegar no país.

 

Língua portuguesa

 
A mesma língua, porém, separada por um imenso oceano. Esta distância física, provoca inúmeras curiosidades, veja só.

As gírias e os diminutivos, são usados com moderação em Portugal. Enquanto no Brasil é comum se usar expressões como “E aí, beleza?” ou “oi!” e “tchau”, em Portugal é comum se ouvir “Olá!” e “Adeus”. Além disso, no Brasil, usa-se com frequência o “gerúndio” por conta da influência do inglês americano, já em Portugal as frases são construídas no infinitivo.  Ao invés de você dizer “Estou passeando por Lisboa”, por lá, se diz “estou a passear por Lisboa”. Com relação às palavras, algumas são bem diferentes, por isso, preparamos uma tabela para você aprender e consultar quando precisar:

BRASILPORTUGAL
ônibusautocarro
celulartelemóvel
tremcomboio
sucosumo
banheirocasa de banho
sorvetegelado
caronaboleia
pedágioportagem
bondeelétrico
ponto de ônibusparagem

 

Como pedir café em Portugal?

Uma bica, se faz favor!” Se você é amante do café, saiba que em Portugal esta bebida também é uma paixão nacional. No entanto, a maneira de fazer o seu pedido em cafés e restaurantes pode variar. Para que não haja confusão e você possa beber o seu café tranquilamente, aqui vai uma cola para consultar sempre que necessário. Ah, e não estranhe se eles lhe oferecerem um café após o jantar mesmo que seja bem tarde. Em Portugal não há horário para apreciar a bebida!

  • Quantidade: curto, normal, quase cheio, cheio, banheira.
  • Chávena (xícara): chávena fria ou, chávena escaldada.

 

 

Praia combina com… doce!

Para muitos brasileiros a praia combina com açaí, salada de frutas e água de côco. Ou ainda, com cerveja, peixe frito e camarão no espeto. Em Portugal, uma forte tradição é comer um doce chamado “bola de berlim” o que seria equivalente ao “sonho” no Brasil. Há quem diga que a mistura entre o doce da bola e o salgado do mar, transformam o sabor e cria uma experiência única.

Temos certeza que até o final da sua viagem por Portugal, você vai se deparar com muitos outros costumes diferentes. Esta é uma das grande vantagens de se viajar, não é mesmo? Para fazer tudo acontecer, conte com a Brasileiros Tours!

Outros posts