Conheça as 12 aldeias históricas de Portugal

Aldeia-historica-portugal-3

Conheça as 12 aldeias históricas de Portugal

Conheça as 12 aldeias históricas de Portugal

Portugal é um país encantador e apesar de muito pequeno, apresenta uma variedade incrível de passeios turísticos. Se você vai visitar as terras lusitanas, sem dúvida, Lisboa e Porto despertam interesse. No entanto, Portugal não se resume só a estas duas cidades, não é mesmo? Por isso, hoje vamos mostrar uma opção de passeio inusitado, que geralmente não faz parte do roteiro turístico. Estamos falando das fantásticas aldeias históricas de Portugal. Vamos lá?

Volte no tempo e inclua as aldeias históricas de Portugal no seu roteiro!

Trancoso

Por estar muito próximo à fronteira, Trancoso durante a sua história sempre participou de batalhas e grandes guerras pela independência de Portugal. A cidade até hoje possui a muralha e um centro histórico intacto que atrai cada vez mais visitantes.

Monsanto

Com 829 habitantes (2011), a aldeia está completamente preservada e fica localizada numa colina medieval. O cenário é composto por casas de granito entre as rochas, muralhas, planícies e montanhas.

Sortelha

A uma altitude de 760 metros, Sortelha fica localizada próximo a Serra da Opa. Uma aldeia medieval e com muita autenticidade, que fazem os turistas visualizarem como foi a ocupação romana até a reconquista cristã. Por sua localização estratégica, a aldeia foi construída para impedir inimigos de atacar o castelo e permitir um tempo maior para elaborar o contra ataque.

Castelo Rodrigo

Antes ocupada pelos mouros no século XI, esta aldeia histórica foi conquistada pelos portugueses e passou a fazer parte do país em 1297. Mesmo tão antiga a aldeia preserva um acervo de arquitetura medieval espetacular.

Linhares da Beira

Que tal visitar uma aldeia medieval do século XII se estiver de passeio pela Serra da Estrela? Aproveite melhor o seu roteiro e visite a aldeia para se encantar com as lindas casas de granito, o castelo gótico, as igrejas e as casas de estilo manuelino.

Belmonte

Esta é uma aldeia de grande interesse dos turistas brasileiros. Isto porque foi ali que nasceu Pedro Álvares Cabral, o navegador português que descobriu o Brasil. Mas, não é só por isso! Belmonte além de ter um castelo, casas de granito, uma torre e as igrejas de São Tiago e Santa Maria, também oferece uma vista ampla e espetacular da Serra da Estrela.

Idanha-a-Velha

Uma das mais antigas de Portugal, esta aldeia tem menos de 100 habitantes e foi fundada no século I a.C. Impressionante, não é mesmo? Ela foi de extrema importância no início das Invasões Bárbaras e até hoje é possível ver os vestígios materiais de habitações e templos romanos.

Marialva

A aldeia de Marialva tornou-se portuguesa em 1179 por ordem de D. Afonso Henriques. Como ela está estrategicamente próxima à fronteira com a Espanha, foi muito importante para a proteção do país. Por lá, não deixe de visitar o Castelo de Marialva e o vasto patrimônio histórico, arquitetônico, natural e religioso.

Castelo Novo

Vestígios arqueológicos sugerem que a ocupação humana desta região é bastante antiga, do período calcolítico e com crescimento populacional na idade do Bronze e do Ferro. Atualmente, é possível ver de perto um património incrível como castelo, pelourinho, chafariz, janela manuelina e muito mais.

Almeida

Esta é uma das aldeias com maior arquitetura civil. Isto porque participou de algumas batalhas como a Guerra da Restauração no século XVII. A aldeia é muito famosa por conta da sua fortificação em formato de uma estrela com doze pontas e que faz de lá um polo turístico. Este é um exemplar de um sistema defensivo europeu do século XVII e que pode ser visto de perto por todos os visitantes!

Piódão

Considerada uma das aldeias mais bonitas de Portugal, Piódão está localizada na Serra do Açor. A disposição das casas e suas paredes de xisto, as janelas e portas pintadas de azul, faz com que a aldeia receba o apelido carinhoso de “Aldeia Presépio”. Linda, não é mesmo?

Se quiser incluir alguma Aldeia Histórica de Portugal no seu roteiro já sabe: entre em contato com a Brasileiros Tours e faça acontecer!

No Comments

Post A Comment

Entre em Contato e Solicite Sua Cotação