O Fado

Guitarra-de-Fado

O Fado

O Fado

Quem conhece um pouco Portugal, rapidamente faz uma associação com um ritmo musical: o fado. Esse gênero necessita apenas um fadista (voz), com roupas típicas, ao som de uma guitarra clássica, conhecida por lá como viola, e da guitarra portuguesa. Principal símbolo musical dos portugueses, o fado foi considerado, em 2011, um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Existem algumas teorias sobre a origem o gênero. Uma delas diz que surgiu com os mouros, que mesmo depois da retomada do território pelos cristãos, continuaram no bairro da Mouraria, em Lisboa. Suas características principais, como o sofrimento e a tristeza, seriam herança dessa cultura. Essa ideia não é comprovada, pois só há resquícios do fado a partir do século XIX.

Guitarra-de-Fado

Alguns afirmam que ele surgiu com os antigos trovadores ou com os escravos africanos levados ao Brasil. No começo, o fado era composto por melodias bem populares, em Lisboa e Porto, e aos poucos, foi se adaptando e se tornando um ritmo mais universal. No lugar de versos simples, entraram poemas elaborados, deixando a sonoridade mais rica.

Figura maior do gênero, e uma dos maiores da música portuguesa, Amália Rodrigues fez história no mundo como fadista, inclusive fazendo até uma turnê no Rio de Janeiro. A Rainha do Fado faleceu em 1999, o que provocou luto oficial do país durante três dias.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Entre em Contato e Solicite Sua Cotação
Passeio de balão na CapadóciaCapadociaCappadociaGuia em português Concierge na TurquiaTurquia Turismoviagem para a turquia viajar a Turquiaviajar para a turquiaTurquia para brasileiros blog brasileiros na turquia