Vamos conhecer um pouco mais de Lisboa ? Hoje a Brasileiros Tous te traz um pouco da história e dos principais pontos turísticos da capital de Portugal!
História:
Lisboa foi fundada pelos fenícios sob o nome de Alis Ubbo (“porto seguro”) e pouco tempo depois foi conquistada pelos gregos e cartaginenses. Lisboa passou a ser a capital da Lusitânia Romana, passando a se chamar Olissipo. Com a queda dos romanos, passou a fazer parte do reino suevo de Galícia até 585.
Em 711 a história de Lisboa sofreu uma reviravolta quando a cidade foi dominada pelos muçulmanos, que lhe deram o nome de Al-Ushbuna. Afonso II, o Casto, a recuperou por dez anos, entre 798 e 808. A reconquista definitiva aconteceu em 1147, com Afonso I Enrique apoiado pela frota da segunda cruzada.
Durante o reinado de Afonso III foram estabelecidas em Lisboa as bases da expansão marítima de Portugal, para a qual contribuiu fundamentalmente o desenvolvimento das leis marítimas ditadas pelo rei Fernando I.
No final do século XIV, a oligarquia mercantil entronou a dinastia dos Avis e teve início o período que daria lugar aos grandes descobrimentos do século seguinte.
Em 1986, Portugal entrou na União Europeia e, doze anos depois, em 1998, Lisboa foi a sede da Exposição Universal, que transformou a fisionomia dessa bela cidade.
Os 7 Principais Pontos Turísticos em Lisboa
01 – Teleférico de Lisboa
O Teleférico de Lisboa é conhecido também como Teleférico do Parque das Nações ou Teleférico da Expo. É um passeio curto, dura cerca de 8 minutos com um pouco mais de 1 km, mas muito bonito. Tente colocar ele na sua lista do que fazer em Lisboa, pois nele pode-se ter uma vista deslumbrante da cidade, sendo possível ver o Rio Tejo, o Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa e outros pontos turísticos.
2 – Padrão dos Descobrimentos em Lisboa
O monumento tem 56 metros de altura e conta com 32 personagens que retratam os navegantes, como o próprio Infante Dom Henrique, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Lís de Camões, a rainha Filipa de Lencastre, Gil Eanes, o rei Afonso V de Portugal, Pedro Álvares Cabral e muitos outros que fazem parte da história mundial. O bacana é que você pode subir até o topo do monumento e ter uma vista incrível de Lisboa.
3 – Praça do Comércio
Essa é a praça mais famosa da Baixa de Lisboa e está localizada às margens do Rio Tejo, onde era o antigo palácio dos reis de Portugal. Para se ter ideia, a praça é uma das maiores da Europa, medindo 180 m x 200m. Anteriormente, era utilizada como residência do rei D. Manuel I, a partir de 1511, juntamente com a sua biblioteca com mais de 70 mil livros. No entanto, o terremoto de 1755 destruiu a residência do rei D. Manuel I, assim como sua enorme biblioteca e foi, a partir da reconstrução da praça pelo plano de Marquês de Pombal, que ela se tornou um dos pontos mais importantes de Lisboa.
4 – Torre de Belém
A Torre de Belém em Lisboa é o cartão-postal da cidade e não deve ficar de fora da lista do que fazer em Lisboa. Situada às margens do Rio Tejo, a torre já serviu como forte, prisão, alfândega e farol. Ela foi construída há mais de 500 anos, e até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal. A dica para quem não quer gastar para conhecer e Torre é ir no primeiro domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita. Mas atenção: chegue cedo, pois o local é disputado nesse dia!
5 – Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge é outro ponto turístico importante de Lisboa. Esse nome foi dado à fortificação inicialmente construída pelos muçulmanos no século XI, com o intuito de defender a cidade. Por ter sido parte das batalhas que aconteceram ali, o castelo possui uma forte relação com a história de Portugal, tendo sido conquistado pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques quando aconteceu a retomada de Lisboa, em 1147.
A construção histórica está localizada no alto da colina mais alta do centro histórico da capital portuguesa, sendo possível ser vista de vários pontos da cidade. Dentro do edifício há uma exposição permanente de artefatos, que datam desde o século VII, bem como um jardim com espécies de árvores próprias da flora portuguesa.
6 – Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos foi idealizado em 1496, pelo rei Dom Manuel I, que pediu à Santa Sé autorização para construí-lo. A construção levou mais de 90 anos para ficar pronta e depois da inauguração, o Mosteiro dos Jerónimos se tornou um dos maiores de Portugal. Hoje, o Mosteiro dos Jerónimos serve como descanso para Dom Manuel I e seus descendentes na capela-mor da Igreja e capelas laterais ao mosteiro.
7 – Oceanário
Localizado no Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa foi construído em 1998 para a Expo mundial que ocorreu naquele ano na capital de Portugal e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. O lugar conta com aproximadamente 30 aquários com mais de 500 espécies de vida marinha de todas as partes do mundo distribuídas em mais de 22 mi metros quadrados. Ele é considerado o segundo maior oceanário do planeta, com tubarões, raias, peixes de todas as espécies e cores, lontras, pinguins, aves e muito mais.