City Tour Pelo Porto – 5 Dicas

Categorias

Ultimos Posts

Solicite um orçamento

5 Lugares para se conhecer no seu tour pelo porto.

O Porto é muito conhecido pelo seu prestigiado vinho e também por ser a cidade responsável pela origem do nome Portugal. Mas a visita à cidade, vale mais do que estes dois motivos. Independente de quantos dias você separou para ficar pela cidade e qual época do ano está programada a sua viagem, existem alguns lugares que você não pode deixar de conhecer!

O Porto é uma cidade charmosa, intimista, simpática e cosmopolita. Foi eleito o melhor destino europeu de 2017 e sem dúvida, é uma das mais bonitas cidades de Portugal. Aproveite para passear, relaxar e conheça antecipadamente um pouco da história sobre os monumentos que você não pode deixar de ver quando estiver por lá. Preparado?

Se você colocou o Porto no seu roteiro turístico por Portugal, este post é para você!

1 – Ponte Dom Luis I

Devido a necessidade de uma travessia à margem sul do rio, para a circulação de pessoas e mercadorias do Porto, construir uma ponte no local foi uma preocupação que permaneceu entre os portuenses, por alguns séculos. Antes da ponte que vemos hoje, foi construída a Ponte das Barcas, que era constituída por vinte barcas ligadas por cabos de aço. A história conta que com a invasão francesa, em 1809, milhares de portuenses tentaram fugir do exército francês através da ponte, que não resistiu e com isso, mais de quatro mil pessoas morreram.

A ponte atual, foi construída entre os anos de 1881 e 1888, e liga o Porto à Vila Nova de Gaia. A obra foi feita por Theophile Seyrig discípulo de Gustave Eiffel. Em 26 de Maio de 1886 foram realizados os primeiros testes à ponte, sujeitando-a a cargas de 2 mil kg por metro. Não deixe de visitar a ponte a Ponte Dom Luis I. que além de ser rica em história, também oferece uma das mais belas vistas para você contemplar o Rio Douro.

2 – Estação São Bento

Um dos principais monumentos da cidade, a Estação São Bento, tem influência arquitetônica francesa e fica localizada na Praça de Almeida Garrett. No interior da estação, você vai encontrar o painel de azulejos com 551m² e de temática histórica. Os azulejos relatam vários momentos históricos de Portugal inclusive a evolução dos transportes no país, concluindo com a inauguração dos caminhos de ferro. Incrível, não é mesmo?

3 – Palácio da Bolsa

Com traços do neoclássico oitocentista e arquitetura toscana, o Palácio da Bolsa começou a ser construído em 1842. Atualmente funciona como Sede da Associação Comercial do Porto e recebe eventos culturais, políticos e sociais da cidade. Um lugar que merece uma visita à área interna e aos salões para você ver de perto a riqueza e a importância do comércio para a cidade.

4 – Torre dos Clérigos

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, a magnitude da Torre e da Igreja, chamam atenção de todos os turistas que visitam a cidade. A edificação é do século XVIII, tem inspiração barroca e também funciona como mirante, garantindo uma vista espetacular da cidade do Porto. São 225 degraus para se chegar até o topo da torre, mas garantimos: vale a pena!

5 – Livraria Lello

Considerada uma das mais belas livrarias do mundo, pelo The Guardian, e a mais “cool” pela revista Time, a Livraria Lello encanta jovens, amantes de livros e apaixonados por cultura. Um espaço centenário, que atravessou o tempo com o seu estilo irreverente e que encantou a escritora J. K. Rowling, autora do livro Harry Porter. Rowling morou no Porto nos anos 90, e escreveu o primeiro livro quando ainda morava na cidade. Mesmo que nenhuma cena do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” tenho sido gravada na livraria, a escadaria da mesma, serviu como fonte de inspiração e aparece em algumas cenas do longa-metragem.

Agora que você já conhece 5 lugares que não pode deixar de conhecer no Porto, conte com a Brasileiros Tours para montar o seu roteiro completo. Temos certeza que nenhuma cidade, lugar ou monumento ficarão de fora!

Outros posts