Comer na cidade do Porto é, regra geral, sinónimo de comer muito e bem. Temperos fortes, comida saborosa, montras de cafés e restaurantes carregadas de bolos…
E depois há as incontornáveis tripas à moda do porto e francesinhas e eclairs e e e…
As tripas à moda do Porto a par das francesinhas, são o prato mais tradicional da cidade.
Segundo lendas que correm de boca em boca, a dobrada, nome também vulgar para este prato, remonta à época dos descobrimentos. Reza a lenda, que em 1415, precisando o Infante D. Henrique de abastecer as naus para a tomada de Ceuta no Norte de África, pediu aos habitantes da mui nobre e leal cidade do Porto alimentos. As carnes disponíveis na cidade, foram limpas de vísceras e salgadas para que se não deteriorassem durante a viagem, ficando a população com as miudezas e as tripas para se alimentar.
Como a necessidade aguça o engenho, tiveram de inventar e assim surgiu o típico prato das tripas à moda do porto, que inclui miúdos, chouriços, feijão branco e obviamente tripas. O prato tornou-se tão famoso que acabou por dar o nome de “tripeiros” aos habitantes da cidade do Porto, alcunha essa que ainda perdura.
Tripas à Moda do Porto
Ingredientes para 10 pessoas: | Confecção: |
|
Lavam-se as tripas muito bem e esfregam-se com sal e limão. Cozem-se em água e sal. Limpa-se a mão de vitela e coze-se. Noutro recipiente cozem-se as restantes carnes e o frango. Estas carnes tiram-se à medida que vão cozendo. Pica-se uma cebola e estala-se uma colher de banha. Juntam-se todas as carnes, cortadas em bocados (incluindo as tripas, o frango, enchidos, etc. ). Deixa-se apurar um pouco e introduz-se o feijão. Tempera-se com sal, pimenta preta moída na altura, o louro e a salsa. Deixa-se apurar bem. Retira-se a salsa e serve-se em terrina de barro ou louça, polvilhados com cominhos, salsa picada e acompanhado com arroz branco seco. |
Francesinha
A francesinha é o outro prato típico e originário da cidade do Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França. Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada “croque-monsieur”. Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato a ingredientes mais disponíveis e à cultura gastronómica da cidade, adicionando a magia de um molho que é a alma da receita.
Há quem a considere uma sanduíche, uma vez que vem envolvida em fatias de pão, mas dada a quantidade e tipo de ingredientes que a constituem, é uma autentica refeição.
De qualquer forma, é de notar que em Abril de 2011, o Aol Travel3, um megasite norte-americano sobre destinos turísticos e lazer considerou a francesinha como uma das 10 melhores sanduíches do mundo…
As francesinhas têm muitas variações e em função do gosto de cada um, escolhe-se uma ou outro restaurante para a degustar. Contudo, na sua versão mais purista, a francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado.
Envolve-se esta combinação em duas fatias de pão que se cobre com fatias de queijo que vão ao forno a derreter, para envolver o pão. Para finalizar, junta-se um molho especial – verdadeiro segredo das melhores francesinhas, que se julga… conter um refogado com tomate e cerveja. Este molho deve ser ligeiramente picante para puxar a uma cervejinha bem gelada. Por vezes ainda se serve um ovo estrelado no topo e um acompanhamento de batatas fritas.
Ingredientes por pessoa | Confecção: |
Molho de Francesinha |
Colocar uma fatia de pão de forma com o fiambre, o salame, a salsicha e a linguiça fresca a grelhar na prensa. Colocar a outra fatia de pão de forma por cima e deixar tostar. Cobrir a tampa com as fatias de queijo e deixar gratinar. Colocar a francesinha num prato e regar com o molho. Molho de Francesinha (para 4 pessoas):A essência consiste em fazer um refogado de carne. Cortam-se as cebolas em meias luas finas, junta-se o azeite, alho, louro e a carne. Deixa-se refogar lentamente. Acrescenta-se o vinho do Porto, Brandy o tomate e mexe-se, continuando a apurar. Deita-se depois a cerveja saída do barril. *O preparado deverá ferver muito lentamente durante algumas horas até ficar no ponto, de forma a que o molho possa ser vertido sobre a francesinha, previamente preparada. *Conforme a consistência, pode-se juntar maizena diluída em água. A introdução do piripiri deve ser feita a gosto, embora se trate sempre de um prato muito picante. |