O cozido à Portuguesa é um prato tradicional português, dos mais emblemáticos a par com os de bacalhau.
Este é um prato muito forte, ideal para o tempo frio do Inverno, ou em alternativa para um merecido e longo descanso após o almoço.
Na sua composição, a sua receita tem mil e uma variações, quase tantas como o gosto de quem o cozinha, pois é muito fácil de alterar , saindo sempre bem.
O prato em si é simples de confecionar, pois tudo é “apenas cozido”.
O prato engloba batata,feijões, batatas, cenouras, nabos, couves e arroz e carnes de aves, de porco (entrecosto, entremeada , orelha, focinho e ,chispe), de vaca e enchidos de carne, farinheira, morcela e chouriço de sangue.
Como referimos, a forma de preparar e a combinação de ingredientes variam um pouco de região para região, apesar de ser um prato que é possível encontrar por todo o Portugal.
É comum aproveitar o caldo resultante da cozedura das carnes para preparar a chamada sopa do cozido. Ao caldo, pode ser adicionado pão, arroz, massinha ou feijão branco, de forma a completar a sopa, assim como umas folhas de hortelã.
Ingredientes para 6 pessoas: | Confecção: |
|
Numa panela grande com água, coloque os cubos de caldos, sal, cravinhos e o chouriço corrente. Deixe ferver. Lave as carnes. Junte na panela, a carne de vaca, a entremeada, o chispe, a orelha e o chouriço de carne. Deixe cozer. Lave os legumes. Depois de cozidas, retire as carne para uma travessa. Junte as couves no caldo e deixe ferver 5 minutos. Junte a morcela de arroz, os nabos e as cenouras cortados em quartos. Deixe ferver 5 minutos. Entretanto num tacho coloque o arroz, junte o caldo de cozer as carnes e as couves. Junte na panela as batatas cortadas ao meio. Espete as farinheiras e o chouriço com um palito e junte na panela. Passado 4 minutos retire o chouriço de sangue. Tire um pouco de caldo para um tacho e junte o feijão. Deixe ferver 2 minutos para aquecer bem. Quando tudo estiver cozido corte as carnes e sirva tudo em travessas. |